O forte sentimento de uma história comum latino-americana produziu há três décadas a expectativa de um grande grupo que apresentasse espetáculos intensos e bem produzidos para grandes platéias.

Em fins de 1979, o visionário empresário Enrique Bergen, argentino radicado no Brasil, teve a feliz idéia de formar um grupo de música latino-americana que se sobressaísse dos padrões corriqueiros da época, quando os grupos do gênero mantinham características primordialmente folclóricas em seus repertórios e formações.
Raíces de América é formado então por músicos argentinos, chilenos e brasileiros, e vêm caminhando lado-a-lado com o emergente interesse pela música e cultura latina.

Tantos atributos renderam ao Raíces de América a confecção de onze discos, dez deles lançados pela Gravadora Eldorado e um pela Gravadora Copacabana. Em sua participação no Festival MPB Shell no ano de 1982, promovido pela Rede Globo de Televisão, conquistou o segundo lugar com a música Fruto do Suor, composta por integrantes do grupo, canção esta que se tornou verdadeiro hino para os imigrantes latinos radicados no Brasil. Realizou duas turnês pela Europa (Espanha, Holanda e Bélgica); destacando-se a brilhante participação no prestigiado Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz (Espanha).


Os Músicos
A atual formação do Raíces de América conta com oito músicos, multiinstrumentistas, mesclando instrumentos de cordas; andinos, acústicos e elétricos; flautas andinas, transversal, bateria e percussão, que propiciam a realização de uma música que passeia pelos vários caminhos que compõem a riqueza dos sons latino-americanos. Assim o Raíces de América encanta e agita as platéias, apresentando um espetáculo primoroso, delicado e emocionante.
Willy Verdaguer, argentino, baixista e maestro, chegou no Brasil em 1967 com o grupo Beat Boys, participou dos Festivais da Record, acompanhando Caetano Veloso (Alegria Alegria); Gilberto Gil (Questão de Ordem); y Gal Costa (Divino Maravilhoso). Foi baixista, arranjandor e diretor musical dos dois primeiros discos do grupo Secos & Molhados.
leia mais...

Miriam Miràh , brasileira, consagrada como grande intérprete desde que fundou o Grupo Tarancón, ativa em 5 trabalhos fonográficos do grupo, com quem percorreu o país em mais de 1.000 apresentações durante 9 anos, é considerada a musa do som latino no Brasil...
leia mais...

Pedro la Colina, natural de Antofagasta, Chile, cantor e percussionista. Iniciou sua carreira artística com a Banda El Comobo, ao lado do arranjador e pianista Pepe Cisneros, de Guantanamo-Cuba, e com o saxofonista Felipe Lamoglia, de Havana, com quem se apresentou na inauguração do Parlatino, no Memorial da América Latina, em 1993..
leia mais...

Oscar Segovia, chileno. De 1968 a 1973 foi baterista do grupo “Amigos de Maria”, de Santiago, participando de gravações pela Odeon e apresentações por vários países. Em 1974, como percussionista do grupo Chaski, percorreu o Brasil e realizou temporadas na sala Funarte, MASP e Aliança Francesa ..
leia mais...

Tadeu Passarelli, cravista, guitarrista, violonista, trombonista.
Estudou música a vida inteira, do curso de piano no Pro Arte de São Paulo, nos anos 60, aos de Regência de Orquestra e Coro, e trombone na Universidade Livre de Música, nos anos 90. Fez parte da banda do musical HAIR ..
leia mais...

Chico Pedro, chileno, iniciou seus estudos musicais no Chile, com a pianistaBerta Cambria, e depois na Escola Pro-Música. Após participoude vários grupos, até integrar o grupo Huenteman, participandoentão de vários festivais na quinta região do Chile, até 1981 ..
leia mais...

André Perine, brasileiro, violonista, contra baixista, compositor e arranjador. Trabalhou com Yara Miranda, Denise Assumpção, Itamar Assumpção, João Pacífico, Renato Teixeira, Vidal França entre outros...
leia mais...

Jara Arrais, brasileiro, músico, maestro e arranjador do Grupo Vocal Cantares de Diadema, grupo vocal Contra Tempo de Santo André. Participou do espetáculo musical "Canta América" como cantor e violonista. Atuou nos espetáculos "A Nave Mãe", "A Água é Vida"...
leia mais...
Downloads
- Release - (914 KB)
- Seleção de Ouro 1 - (66.816 KB)
- Seleção de Ouro 2 - (46.418 KB)
- Seleção de Ouro 3 - (55.881 KB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário