Conheci Inti Illimani no começo dos anos 80, sempre tive uma paixão pela musica latina americana e em particular a musica andina, a cultura inca, aymara e outras.
Na época tinha um irmão que trabalhava numa multinacional no Equador e de lá me mandava cassetes e vinis de vários grupos e cantadores.
Ainda guardo meus cassetes e vinis do Inti Illimani como uma relíquia, considero o Inti Illimani como os patriarcas da nueva cancion latina americana.
Minha paixão é tão grande pela musica andina que ganhei uma Sanka, um intrumento da familia do Zamponã, fui mexendo e mexendo até conseguir tocar (autodidata), e dá para tirar um soprinho.
Batizado com o nome da montanha em La Paz, Bolívia, Inti-Illimani (Inti) significa Sol, Illimani, no dialeto aymara, águia dourada . É, portanto, uma espécie de paradoxo que a história do Inti-Illimani começou no subsolo, em uma cantina escuro de Artes e Ofícios Escola da Universidade Técnica de Estado de Santiago. Foi lá na década de 1960 que os membros fundadores se encontraram e começaram a tocar música juntos. Originalmente no caminho para a engenharia, eles logo descobrem que seus verdadeiros destinos não mentem no comércio, mas nas artes. Este amor pela música incentivou seus almas inquietas para explorar as culturas indígenas do Chile, Peru, Bolívia, Equador e Argentina.Nessas culturas mais pobres, mais puras e antigos, eles descobriram não só música andina e, portanto, as suas raízes, mas os cantos do mundo na necessidade de voz ... A música de Inti-Illimani rapidamente se tornou ligação visceral da América Latina entre pueblo e as pessoas, vivificada em Nueva Canción.
Nueva Canción (nova música) não é apenas o nome do início de gravação Inti-Illimani que lhes impelido para o reconhecimento global e popularidade, mas é também o nome do movimento sócio-político, artístico dos anos 1970 e 80 em toda a América Latina, que procurou ressuscitar e celebrar os sons populares tradicionais da cultura latina, enquanto a entrega de mensagens de mudança social e revolução. Ele desempenhou um papel poderoso em muitas revoltas contra governos opressores durante estes tempos, e muitos de seus mensageiros enfrentou a censura, o exílio, desaparecimento forçado e pior. Inti-Illimani não foi excepção.
Na sequência de 15 anos de exílio na Itália, eles se mudaram para casa em 1990, coincidindo com a renúncia oficial de Pinochet. Recebidos calorosamente casa pelo povo chileno, seu retorno era simbólico do fim de uma era trágica, que se fazia sentir.
Conhecida por sua abordagem musical de mente aberta, Inti-Illimani continua a permitir a sua própria evolução enquanto se mantém fiel às suas raízes musicais.Ao longo das últimas duas décadas, o legado Inti tem fortalecido como alguns membros fundadores aposentado, e novos membros aderiram. Observações fundador Jorge Coulon, "O que me agrada sobre este grupo hoje é que os riscos criativos que está a tomar são muito de acordo com a nossa história ao abrir-nos a muitas perspectivas, muitas possibilidades."
48 anos desde a sua fundação, Inti-Illimani continua a turnê em todo Sul e América Central, Europa, Austrália e América do Norte.
Devido a separação de alguns membros oficiais do grupo, em 2000 se tornaram dois grupos.
Inti illimani nuevo e Inti illimani historico.
Discografia Básica.
INTI ILLIMANI 1968Download
NÔMADE
senha/passaword
nomade
INTI ILLIMANI - 1969
Download
NÔMADE
senha/passaword
nomade
INTI ILLIMANI 1970
Download
NÔMADE
senha/passaword
nomade
INTI ILLIMANI 1970
Download
NÔMADE
senha/passaword
nomade
INTI ILLIMANI 1973
Download
NÔMADE
senha/passaword
nomade
INTI ILLIMANI - 1973
Download
NÔMADE
senha/passaword
nomade
Nenhum comentário:
Postar um comentário