CANTO SEM FRONTEIRA

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

AMÈRICA DO SOL VOL. 2

Um verdadeiro  classico da discografia latina americana lançada no ano de 1979 pelo grupo Bandeirantes de radio a qual tambem tinha uma programação voltada para difusão do genero no Brasil.
O pais vivia na epoca com grandes nomes da musica latina em atividae como Raices de  America, Taracon, o grupo  chileno Agua que tambem  chegou a gravar com Milton Nascimento em "Gerais" entre outros.
Esse disco foi pra mim um portal para a musica latina quando conheci em 1983, não deixava de ouvir um dia se quer, fazia uma viagem a cordilheira  dos Andes todos os dias em especial a Machu Pichu.
Ainda tenho o America do sol vol. 1 e 3, que tambem vou disponabilizar.
O tempo passou e ainda é um disco cultuado pelos amantes da musica Latina Americana.
Como o disco é de vinil, tive um enorme trabalho para masterizar seu som excluindo grandeparte  daquele chiadinho comum de vinil.
Como o disco esta muito bem conservado maioria das faixas ficaram perfeitas.
Espero que todos possam desfrutar desse belissimo disco.
Hasta !

Download
NÔMADES

terça-feira, 14 de maio de 2019

VICTORIA SAAVEDRA - REMANSO ENTRE RAIZES - COLOMBIA

A jovem cantora e compositora colombiana Victoria Saavedra é sinônimo de sonoridades latinoamericanas em transito pelo tempo e espaço. Sua música transcende e transpassa as extensões continentais ao mesmo tempo que conecta as antigas tradições com a contemporaneidade. A mais lapidada prova disso é o seu delicado e autêntico primeiro trabalho autoral, Remanso entre Raizes (2017), álbum que tem como ponto de partida o universo da canção latino-americana, com elementos rítmicos e matizes da música africana e da música brasileira. Victoria Saavedra escolheu, há 7 anos, São Paulo como sua base irradiadora, onde conta com grande reconhecimento. Prestigio resultante da ressonância dos seus múltiplos projetos como Candombá, Moçuba, Mateus Porto e Victoria Saavedra, Orquestra K, e o espetáculo de música e dença Mar Alto em parceria com a dançarina Marina Abib. Cantado em espanhol e português, Remanso entre Raízes é um mosaico de gêneros musicais onde se sobressai a qualidade dos arranjos, a criatividade compositiva e o inconfundível timbre e potência vocal da cantora Victória Saavedra.


Natural da cidade de Neiva, Victoria veio a São Paulo em 2010 para estudar música na faculdade Souza Lima, com a intenção de passar dois anos, que acabaram se transformando em sete. “O Brasil era um país latino que eu ainda precisava explorar”, explica, ao contextualizar que sempre voltou os estudos para os ritmos da parte sul do continente americano.
E Remanso entre Raízes é o resultado puro dessa pesquisa musical. As dez faixas atravessam sem dificuldade as fronteiras entre o país de origem e o atual lar da cantora, tanto no idioma dos versos, como nos arranjos e nas harmonias. O disco é dividido igualmente entre composições em português e espanhol, uma estratégia utilizada para driblar a barreira musical existente no Brasil em relação à produção dos outros países latino-americanos.
“Uma das minhas intenções é fazer com que as pessoas entendam que o Brasil faz parte da América Latina”, confessa. “Para mim foi bem estranho quando cheguei aqui e tive a sensação de que estava muito distante, quase como em outro continente. Quando eu falava que era colombiana, as pessoas me perguntavam se eu cantava música latina, o que foi engraçado, já que em outros países, música latina não é sinônimo só de cumbia, mas também de samba e bossa-nova.”
O LP conquista pela musicalidade complexa. Além dos instrumentos base de percussão, tocados por Mateus Prado, do baixo de Pedro Dona e do violão de Luca Frazão, ao longo do álbum, as faixas ganham nuances de cuatro, korá, kalimba, guasá, marimba e violino, sons que ditam a pluralidade da produção.
As letras, que falam sobre lugares de origem, pertencimento e empatia, são acompanhadas por melodias que refletem a vivência latina de Victoria. “Vuelos de Maria”, música que abre o disco, traz, por exemplo, uma melodia calcada no landó, ritmo afro-peruano, enquanto a segunda faixa, “Passam”, oferece um embalo brasileiro, emprestado do xote. Um redescobrimento do significado de música latina.
* Anna Mota

Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
http://www.victoria-saavedra.com/web/br/

Download
NÔMADES 

terça-feira, 2 de abril de 2019

AYOPAYAMANTA - MENSAJES DEL SUR - BOLIVIA


Excelente grupo folclórico boliviano, "mensajes del sur"  tem as participações de Betty Veizaga e Ana Cristina Céspedes.
Destaque para "solo le pido a Dios" e " sobreviviendo".

Se vc gostou adquira o original, valorize a obra do artista.
Download
NÔMADES

segunda-feira, 25 de março de 2019

SONS DA AMAZÔNIA - TOADAS / BRAZIL

Coletânea de grupos e artistas da Amazônia.
Muito bom !!!
Se vc gostou adquira o original valorize a obra do artista.
Download
NÔMADES

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

JAKELIN LIZ - CONSTANZA LIZ E ENSAMBLE GUANALI - TONADAS TOADAS - VENEZUELA / BRASIL

Grande cantora e professora de canto venezuelana, participou do sexteto folclórico latino Siembra .
A mais de 20 anos canta musica brasileira com alguns tributos como Ton Jobim.
Também é pesquisadora da musica latino americana.
Nesse segundo disco do trio com com Constanza Liz e o violeiro, pesquisador e professor mineiro de Campina Verde Roberto Corrêa destaco "Tocando em frente" e " Luar do sertão ".


Disco recomendado !!!
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
NÔMADES

ULRIKA BODÉN - VÁLJE Á VRAKE - SUÉCIA

Depois de uma série de álbuns cantando com bandas - Kalabra, Salta, Ranarim, Rosenberg Sjua - Lança seu primeiro projeto solo Ulrika Bodén e se voltou para a música tradicional de Ångermanland, a região de sua aldeia natal de Helgum no leste da região central da Suécia.

Seu canto sempre teve uma frescura natural, direta, e com este álbum parece ter ganhado uma nova confiança e de comando. Em algumas músicas que ela está desacompanhada; na maioria ela eloquentemente acompanhado por Ranarim e colegas Niklas Roswall (nyckelharpas, acorde cítara) e Jens Engelbrecht (guitarra, mandola, kantele) unidas por  Hedningarna Anders Norudde em stråkharpa, moraharpa, violino, assobiar ou gaita de foles sueco. Sutilmente astuto no arranjo, desenho para fora e apontando para cima o espírito do material, o som é muito completo, não necessitando de linhas de baixo, nem percussão.  O título significa “escolher e escolher” e ela tem, obviamente, feito exatamente isso; não há nada supérfluo aqui.

Se vc gostou adquiri o original valorize a obra do artista.
Download

LLANGRES - ESNALAR - ASTÚRIAS/ESPANHA

Astúrias, uma região montanhosa a leste da Galiza ao longo da costa do Golfo da Biscaia, é outra das maravilhas da cultura ibérica e música. O quinteto Llangres vem de Asturias, e Esnalar, seu segundo lançamento, demonstra  uma surpreendente variedade de instrumentos, e adicionando a vocalista Esther Fonseca. Esta adição traz a estrutura do Esnalar mais no molde da música celta contemporânea tradicional das Ilhas Britânicas, com medleys instrumentais estrategicamente intercaladas com as canções.

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
NÔMADES