CANTO SEM FRONTEIRA

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

EMEL MATHLOUTHI - KELMTI HORRA - TUNISIA


Emel Mathlouthi é uma autora, compositora, guitarrista e cantora nascida em 1982 na Tunísia, que vem trazer um incrível novo estilo de som à música do seu país. Dotada de uma voz marcante, Emel evoca Joan Baez ou as divas libanesas Soeur Marie Keyrouz e Fairouz, com o seu estilo cativante e lírico, deambulando entre um rock poderoso, o trip hop e as sonoridades orientais e do Magrebe.


Entre o final de 2010 e início de 2011 uma canção ecoou nas rádios, na televisão e principalmente entre o povo da Tunísia, ansiosos por liberdade e de tirar do poder o regime opressor do presidente Zine El Abidine Ben Ali, que ocupava o cargo desde 1987. A doce melodia que se tornou hino da Revolução de Jasmim (Primavera Árabe) chamava-se “Kelmti Horra” (minha palavra é livre), era cantada pela jovem tunisiana Emel Mathlouthi. “Kelmti Horra” tornou-se a trilha sonora das pessoas, causando a queda de Ben Ali.
Emel Mathlouthi, como uma Joan Baez moderna, que lutou pelos direitos Civis nos EUA, cantou com alma e coração para uma multidão emocionada, dando-lhes força e coragem.
“Eu não havia saído para cantar, eu estava apenas em meio aos protestos na Tunísia e estar com os meus compatriotas, exigindo liberdade contra o regime injusto e tirânico de Ben Ali.”
Até que uma amiga pegou em sua mão e pediu para ela cantar “Kelmti Horra”, uma canção que era conhecida em alguns circuitos underground da sua cidade. E logo se tornou o hino inspirador da revolução em seu país.
A partir de então ela se viu como porta-voz do movimento e seu perfil no Facebook chegou a ter 30.000 fãs. Lá, ela postava vídeos, criticava a situação política do regime de Ben Ali e conversava com os jovens de seu país. Mas as autoridades logo fecharam seu perfil e suas músicas foram cortadas de várias estações de rádio. Foi aí que ela percebeu que a coisa era séria e o efeito que sua música causava. Decidiu apoiar o movimento de libertação e dedicou seu concerto em Stax (segunda maior cidade e centro econômico da Tunísia) à revolução.
Atualmente Mathlouthi, que fala cinco idiomas, vive na França onde lançou seu álbum “Kelmti Horrar” (2012) e sairá em turnê pelo país. Apesar de ser popular em seu país natal (Tunísia) ela não é muito conhecida nos países árabes, apesar de apresentações no Egito e Líbia. Sua música carrega uma gama de influências que vai além da música tradicional árabe – flamengo, folk, rock, música celta fado e ritmos latinos também se fazem presente.
Na contracapa do álbum “Kelmti Horrar”, Emel escreveu: “Este álbum é a história da Tunísia, dos anos de sombras, através dos olhos de uma estudante, através da minha experiência de jovem rebelde e indisciplinada, através dos meus anos de combate artístico e ideológico, através das minhas lágrimas, de meu sofrimento, meu amor à liberdade. Dedico a todos aqueles que morreram por nós para que possamos viver em uma Tunísia livre. A estrada é longa, mas a cada dia amanhece um novo sol e novas esperanças. Nós somos essas esperanças”.

01.Houdouon(Calm)
02.Ma Ikit(Not found)
03.Dhalem(Tyrant)
04.Stranger
05.Ya Tounes Ya Meskine(Poor Tunisia)
06.Etnia Twila(The Road is long)
07.Keltmi Horra(My word is free)
08.Dfina(Burrial)
09.Hinama(When)
10.Yezzi(Enough)
DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário